Marketing hospitalar: como instituições médicas devem se comunicar com pacientes de forma efetiva em 2025?

O marketing digital é uma presença obrigatória em praticamente todos os setores da economia. No entanto, quando falamos do setor hospitalar, existem desafios únicos relacionados a estratégia, sensibilidade e atenção. Afinal, estamos tratando de um segmento que lida com a saúde e o bem-estar das pessoas, e qualquer passo em falso pode danificar a imagem de uma instituição.

Para uma comunicação com clareza, o tom de voz de uma instituição deve ser objetivo o suficiente para informar o público de todas as comodidades do hospital, incluindo a infraestrutura, os serviços oferecidos, a qualidade dos profissionais e demais informações que possam ser relevantes na hora de optar pelo serviço de uma ou outra instituição.

No entanto, é fundamental que tudo isso venha acompanhado de uma linguagem empática e humanizada, transmitindo uma real preocupação com o bem-estar do paciente e fornecendo garantias do acolhimento e do cuidado esperados no atendimento hospitalar. Em outras palavras, se sua comunicação transmitir apenas a ideia de um “comércio de serviços de saúde”, o paciente pode se afastar.

Proteção de dados e privacidade do paciente

Um dos maiores obstáculos no marketing digital hospitalar é o cumprimento das normas do Conselho Federal de Medicina (CFM) e de outras entidades reguladoras. Existe uma série de restrições quanto à divulgação de resultados, imagens de pacientes, promoções e até mesmo depoimentos. Embora tais “casos de sucesso” ajudem a promover o hospital, o cuidado para não ferir a privacidade de pacientes deve ser observado.

Além disso, é fundamental respeitar a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), garantindo o sigilo e a privacidade das informações dos pacientes. Isso vale especialmente para a utilização de dados sensíveis do paciente em campanhas subsequentes de remarketing. Todo cuidado é pouco para respeitar os limites do que é apropriado em comunicação e do que deve ser preservado apenas como histórico médico.

Humanização da comunicação

Como mencionamos anteriormente, o setor da saúde exige uma abordagem muito mais empática que outros ramos da economia. A comunicação hospitalar precisa ser clara, acolhedora e confiável, porém, sem exageros ou promessas impossíveis. O limite ético e profissional deve sempre ser observado, evitando garantias de cura ou tratamentos infalíveis.

Essa humanização também vale na hora do atendimento. Por mais que inteligências artificiais e chatbots auxiliem no agendamento de consultas e na coleta de dados dos pacientes, as pessoas ainda valorizam muito o contato humano na hora de cuidar da saúde. Garanta que haja sempre caminhos alternativos no fluxo de atendimento para que o paciente chegue rapidamente a um atendente humano.

Produção de conteúdo técnico e acessível

Com uma vasta disponibilidade de informações na internet, é comum que cada pessoa se julgue conhecedor ou expert em algum assunto médico com base em leituras rasas ou errôneas. É papel das instituições médicas transformar termos médicos complexos em conteúdo compreensível para o público leigo, garantindo uma reputação de autoridade para a marca e auxiliando com dicas e informações embasadas por profissionais.

A produção desse tipo de conteúdo é mais uma maneira de manter contato com seu paciente além do período de atendimento no hospital. Proporcionando um cuidado mais integrado e perene ao seu paciente, sua instituição médica terá mais chances de fidelizá-lo.

Concorrência e reputação online

Com o aumento do número de clínicas, hospitais e profissionais autônomos investindo em marketing digital, a concorrência se intensificou. Além disso, a reputação online (reviews, notas no Google, comentários em redes sociais) impacta diretamente na escolha do paciente.

Para responder a esse desafio, é necessário um monitoramento constante dos comentários e das avaliações recebidas, respondendo a todos, inclusive a eventuais críticas e reclamações. Com isso, a instituição transmite uma imagem aberta ao diálogo e em constante busca por evolução.

Gestão multicanal e atendimento rápido

Pacientes esperam atendimento eficiente por diversos canais: redes sociais, WhatsApp, formulários no site, e-mail etc. Integrar e gerenciar esses canais é essencial para oferecer uma boa experiência ao usuário.

Após a excelência no atendimento online, é importante que o atendimento nas unidades físicas siga o mesmo padrão de qualidade, tratando pacientes com a mesma agilidade e o mesmo cuidado. É importante também não se esquecer do atendimento no pós-consulta/procedimento, deixando à disposição canais para fácil acesso de resultados de exames, solução de dúvidas e agendamento de retornos, por exemplo.

Solução DreamOne

O marketing digital no setor hospitalar exige uma abordagem estratégica, ética e extremamente cuidadosa. Ao mesmo tempo em que oferece oportunidades de aproximação com o público, impõe limites importantes que não podem ser ignorados.

Hospitais e clínicas que desejam se destacar no ambiente digital precisam investir em profissionais qualificados, ferramentas de automação, produção de conteúdo confiável e uma comunicação centrada na empatia e no cuidado com o paciente.

Para isso, nada melhor do que contar com uma agência de marketing com experiência no setor. A DreamOne tem mais de 20 anos de estrada, atendendo clientes de diferentes setores, inclusive o hospitalar.

Quer otimizar a comunicação da sua instituição médica? Entre em contato e vamos conversar!

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