Sua empresa está preparada para usar chatbots?
Pode até parecer coisa do futuro, mas os chatbots já são uma realidade e estão mudando a forma que uma empresa se relaciona com seu público. Com os chatbots, seu negócio pode vender mais e ter um suporte muito melhor com um custo reduzido.
Mas será que a sua empresa está preparada para utilizar chatbots? Provavelmente sim! Adotar essa tecnologia não é difícil e fica mais barato do que soluções convencionais.
Neste artigo, vamos falar sobre os sinais que mostram que sua empresa está pronta para começar a usar chatbots.
Sua empresa precisa vender mais e chatbots ajudam
Mesmo que seja apenas para prestar atendimento ao cliente de forma escrita em canais digitais, contratar uma equipe de vendas pode sair caro. E, apesar de ser um investimento necessário para aumentar as conversões, o retorno sobre ele talvez não o justifique.
Em contrapartida, um chatbot pode ser uma solução mais rápida e eficiente. Imagine a seguinte situação: a sua empresa vende bolsas e um cliente potencial envia uma mensagem, via Facebook, perguntando o preço do produto. Uma boa equipe de vendas responderia em minutos com o valor da bolsa, durante o horário comercial. Um vendedor mais proativo mandaria o link da página de compra para o cliente.
Já um chatbot responderia imediatamente com o valor do produto e poderia perguntar se o cliente deseja fechar a compra. Depois, ofereceria opções de pagamento e pediria o endereço para entrega. Tudo ali, pelo próprio chat. Como o cliente não precisaria nem mudar de ambiente para fazer a compra, a conversão certamente seria maior e o tempo de espera do cliente para as respostas seria praticamente nulo.
Seus produtos necessitam sempre de suporte eficiente
Em qualquer negócio, a qualidade do suporte é fundamental no pós-vendas. Mesmo que defeitos e insatisfações com o produto sejam raros, quando eles acontecem, é necessário prestar o melhor atendimento possível, para, por exemplo, evitar que o cliente “detone” sua marca e cause danos maiores.
Mas não é o que acontece sempre. Como não estão diretamente ligadas à geração de valor como as vendas, as equipes de pós-vendas muitas vezes ficam sobrecarregadas e precisam atender a uma demanda bem alta, o que acaba impactando a qualidade do suporte.
Um chatbot pode potencializar o trabalho da equipe. Em uma empresa que ofereça, por exemplo, um software de gerenciamento financeiro, muitos clientes podem entrar em contato com o suporte para resolver dúvidas básicas ou problemas simples de solucionar.
Chatbot para as empresas já é uma tendência, não novidade
O chatbot já é uma tendência. Isso significa que não é só o seu negócio que está preparado para recebê-los: os seus concorrentes também. E as vantagens competitivas para quem adota uma tecnologia simples, confiável e barata, são muitas.
Ou seja, se sua empresa está pronta ou não para receber os chatbots não é mais uma questão. A pergunta é como fazer para adotá-los em seu negócio.
E a sua empresa, já está usando essa tecnologia?
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