O que precisamos para fazer o atendimento ao cliente com excelência
O atendimento e, consequentemente, o relacionamento com o cliente devem estar sempre juntos. Grandes mudanças no atendimento aconteceram e quem não acompanhar as demandas do cliente vai ficar de fora do mercado:
- Conveniência e rapidez são algumas das expectativas do cliente, que não espera ser bem atendido, ele deve ser bem atendido;
- Um cliente, ao procurar por um serviço, deve encontrar você de forma positiva, para que sua experiência seja positiva;
- Valor, experiência de compra e atendimento são mais importantes no primeiro momento do contato com o cliente do que preço. Quanto melhor o atendimento, mais chances a empresa tem de continuar competitiva e o cliente satisfeito;
- E como o relacionamento com o cliente é consequência do bom atendimento, ele deve ser a prioridade de qualquer negócio. Afinal de contas, sem conquistar o público, sua empresa será incapaz de se consolidar nesse mercado cada vez mais competitivo.
As estratégias e os investimentos devem ser desenvolvidos visando melhorar a experiência do cliente com a marca. E essas preocupações refletem o quanto o bom relacionamento é importante para a empresa.
Alguns pontos para um excelente atendimento ao cliente:
Conheça o público
Para conquistar o cliente e criar um relacionamento, é preciso conhecê-lo e as características predominantes da empresa, como o seu público, sua história e, principalmente, o seu negócio. É importante que isso esteja presente desde o início do relacionamento para direcionar as ações corretas para o cliente durante todo o atendimento.
Preze por um atendimento de qualidade
Mesmo que uma empresa tenha os melhores preços do mercado, se ela mantiver um atendimento ruim, certamente perderá clientes. O atendimento deve ser cuidadosamente planejado desde o início do negócio, com atendentes bem informados e capazes de atender demandas e esclarecer dúvidas do consumidor com o mínimo de burocracia possível.
Aja com rapidez
Se o cliente te procurou, é porque está precisando de ajuda e tem pressa que o seu problema seja resolvido. Mas não é por isso que você precisa “se livrar dele” o mais rápido possível! Não confunda agilidade com descaso.
Prometa pouco, entregue muito
Nunca prometa o que você não pode cumprir, mas sempre surpreenda o seu cliente. Se você prometeu dar um retorno em 5 dias, dê em 3, sempre ultrapasse as expectativas. Surpresas positivas são ótimas para aumentar a satisfação e fidelização dos clientes.
Mantenha uma comunicação clara
Uma boa comunicação com os clientes é fundamental para a construção de uma relação de confiança. Se não houver segurança (e objetividade) na mensagem, a imagem da equipe acaba sendo prejudicada.
Acompanhamento ou contato constante com o cliente
O cliente te procurou, conheceu seus serviços, efetuou a compra e agora está tudo bem, certo? ERRADO! O pós-venda é tão importante quanto a conquista do cliente. Afinal, um cliente satisfeito pode gerar uma infinidade de outros contatos (mas não esqueça que um cliente insatisfeito também é capaz de criar uma imagem muito ruim de sua empresa).
Estar sempre um passo à frente
Seu cliente apresentou um problema, mas você rapidamente verificou outro? Ótimo! Mostre a ele que você não só percebeu a existência de um novo obstáculo, mas também tem a solução para ele. Não esqueça: seu cliente quer soluções e não mais problemas!
Essas “dicas” não são mais segredos e nem novidade para ninguém, verdade. Precisamos cada vez mais trabalhar essas ações nas empresas, já que o cliente tem essa necessidade bem clara no mercado.
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