Clube do Amigo Construtor | InterCement Brasil

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Trabalhos | InterCement

A InterCement Brasil, cimenteira responsável pela produção dos cimentos Cauê, Zebu e Goiás, propôs à Agência DreamOne o desafio de criar um canal de relacionamento direto com os profissionais da construção civil brasileira, com o objetivo de tornar as marcas mais conhecidas e gerar aproximação com os públicos-alvo da empresa.

Construímos o planejamento estratégico para um programa de relacionamento com os profissionais de obra e vendedores, que chamamos à época de Clube Amigo Construtor.

No ano seguinte foram colocados no ar os primeiros pontos de contato do projeto, rebatizado apenas como Amigo Construtor, sendo eles uma página no Facebook, um broadside para balconistas, um aplicativo e uma rede de disparos de SMS para leads cadastrados, além da distribuição de brindes e kits de café da manhã em obras e lojas parceiras. Os resultados foram imediatos. O app ultrapassou a marca de 19 mil downloads, enquanto quase 3 mil balconistas (de lojas revendedoras dos produtos da marca) se cadastraram para receber treinamentos técnicos.

A evolução do projeto seguiu, e a página no Facebook saltou de 368 fãs para mais de 34 mil em 1 ano. Inauguramos, ainda, um novo portal do Amigo Construtor, focado em unificar o conteúdo criado em todas as frentes. O novo site ultrapassou 32 mil acessos, conquistando mais de 6,5 mil cadastrados (entre profissionais da construção e vendedores).

 

Ampliação do público

O foco em criação de conteúdo foi intensificado, o que levou o Amigo Construtor a alavancar o engajamento e ampliar o seu público. A página do Facebook atingiu a marca de 100 mil fãs, enquanto as publicações foram vistas por um total de 9,1 milhões de vezes, conquistando mais de 400 mil interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) do público.

Para contribuir com estreitamento no contato entre canal e público, criamos o personagem Tião, um mascote do Amigo Construtor, com persona e tom de voz próprios, para humanizar a marca e gerar mais aproximação com o público. Além disso, realizamos concursos culturais temáticos que premiaram os participantes.

 

Ganho de confiança

O Amigo Construtor focou em ampliar a conversa com seu público, criando uma grande comunidade nas redes sociais. Foi perceptível o ganho de confiança entre os usuários, que passaram a interagir com qualidade com as calls to actions propostas no conteúdo, enviando fotos e vídeos de seus projetos e conversando com a página como um amigo próximo ou um companheiro de profissão. Ao todo, foram mais de 65 mil comentários nas publicações nos 12 meses seguintes, além da superação da marca de 200 mil fãs.

Inauguramos também o blog do Amigo Construtor, focado em artigos e vídeos com dicas sobre construção, além de conteúdo mais técnico para auxiliar o profissional da construção. A partir do lançamento, em 3 meses, os números já foram expressivos: mais de 190 mil sessões e mais de 245 mil visualizações de páginas no novo blog.

 

Referência em conteúdo

O Amigo Construtor estava, então, pronto para se tornar uma referência de conteúdo para o profissional da construção, um hub de confiança em que pedreiros, engenheiros, técnicos em edificações e outros profissionais poderiam se apoiar para facilitar o dia a dia na obra.

A página no Facebook passou a ser um agregador de conteúdo, com o objetivo final de enviar usuários ao site. Com isso, atingimos mais de 825 mil visualizações de páginas no blog, com 88% desse tráfego oriundo das redes sociais.

Além disso, agregamos assuntos de DIY (faça você mesmo) ao conteúdo, mostrando dicas para a resolução de problemas simples de elétrica e hidráulica (como troca de tomadas e instalação de torneiras), ampliando o público impactado pelo canal. No fim do ano, com 254 mil seguidores, o Amigo Construtor era a maior página entre os concorrentes do ramo.

Propusemos, ainda, uma sequência na estratégia, aumentando a frequência de conteúdo em vídeo, tanto na rede social quanto no blog. No Facebook, atingimos 400 mil fãs, enquanto as publicações da página foram vistas mais de 55 milhões de vezes. No blog, otimizações de SEO aumentaram exponencialmente os acessos, fazendo o site atingir mais de 1,6 milhão de visualizações de páginas.

 

Plataforma de negócios

No ano seguinte, trabalhamos uma mudança no objetivo do Amigo Construtor. Com reputação construída, era o momento ideal para transferir os esforços em busca de conversões, ou seja, venda dos produtos da InterCement Brasil.

Criamos uma área exclusiva no blog, com conteúdo técnico, acessada gratuitamente via cadastro. Com esses leads em mãos, passamos a trabalhar conteúdo de estímulo à compra dos cimentos da marca, trabalhando uma régua de relacionamento. Em 4 meses, conquistamos mais de 13 mil cadastros.

Lançamos também o perfil do Amigo Construtor no Instagram, com séries exclusivas e concebidas para o melhor encaixe na plataforma, como carrosséis e vídeos curtos. Com uma mudança comportamental nas redes, passamos a priorizar visualizações de vídeo e lembrança de marca em vez de curtidas e comentários.

Com a chegada da pandemia, nós nos posicionamos como criadores de conteúdo de utilidade pública, repassando as orientações dos órgãos responsáveis sobre os melhores cuidados para lidar com a Covid-19 aos profissionais da construção.

No fim de 2020, o novo perfil do Instagram já somava mais de 37 mil seguidores, além de um alcance médio superior a 800 mil usuários únicos por post. Aumentamos também a frequência de publicação em todas as redes. Durante o ano, foram 202 posts no Facebook, 182 posts no Instagram e 306 stories.

 

Novo portal

Em 2022, lançamos o novo portal do Amigo Construtor. Desenvolvido sob a lógica mobile first, que prioriza a usabilidade via celular, o site agora agrupava todos os conteúdos de blog, área logada, e-books, calculadora de materiais, conteúdo de redes sociais e caminho para a conversão em um mesmo local.

Trouxemos também a régua de relacionamento para o WhatsApp, com disparos frequentes, com o objetivo de chegar mais facilmente ao público final em uma plataforma de uso diário.

Ainda naquele ano, lançamos um novo app para o Amigo Construtor, trazendo todas as funcionalidades do site e ainda permitindo ações com as revendas a partir da localização do usuário.

Para fechar o ano, fizemos uma parceria com a plataforma GetNinjas, para facilitar a integração dos profissionais da construção, com a captação de leads e a oferta de serviços diretamente pelo site da parceira. Conseguimos criar uma comunidade ativa e engajada de profissionais da construção, antes carentes de conteúdo técnico e linguajar acessível. A partir desse feito, criamos um funil de relacionamento, com a geração de milhares de leads qualificados para trabalhar a etapa de conversão, além de todo o branding conquistado para os cimentos da marca no processo.

Com isso, conseguimos alavancar significativamente a venda dos produtos da empresa, os cimentos Cauê, Zebu e Goiás, além de ampliar o reconhecimento das marcas nas obras de todo o Brasil.

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