O mercado educacional vive grandes desafios. Com efeitos latentes da pandemia de Covid-19 ainda reverberando sobre instituições, educadores e estudantes, defasagens de aprendizagem, resistência à inovação pedagógica, sobrecarga dos educadores e falta de engajamento dos alunos impõem uma realidade complexa às escolas.
Nesse contexto, empresas do setor editorial que oferecem soluções educacionais completas, indo além dos livros didáticos, têm um papel vital. Entretanto, para que essas soluções cheguem com clareza, propósito e eficácia ao público escolar, a comunicação e o marketing são pilares fundamentais.
Estivemos na Bett Brasil 2025, maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina, para trazer as principais novidades, absorvendo as tendências das principais empresas do setor. Confira nossas primeiras impressões!
Soluções personalizadas: do diferencial à necessidade
Hoje, uma editora educacional precisa ser mais que uma produtora de materiais impressos ou digitais, ela precisa entregar soluções que respondam diretamente aos desafios enfrentados diariamente em cada escola, oferecendo soluções personalizadas para cada necessidade. Plataformas digitais que apoiem o ensino híbrido, programas de formação continuada para professores, avaliações diagnósticas com planos de intervenção e apoio à gestão pedagógica e administrativa das escolas são apenas algumas das soluções que fazem a diferença no mercado atual.
É necessário ir além do livro, oferecendo materiais digitais de apoio e propondo atividades que o professor possa endereçar às turmas para complementar o conteúdo das aulas. No entanto, essas novidades só geram impacto (e se convertem em vendas por parte das editoras) quando bem comunicadas, contextualizadas e, principalmente, compreendidas pelo público-alvo. É nesse ponto que a comunicação e o marketing assumem um papel estratégico.
Comunicação: como agregar valor aos produtos educacionais?
O primeiro passo para qualquer empresa educacional relevante é saber ouvir as dores reais das escolas. A comunicação institucional deve estar estruturada para manter um canal aberto com coordenadores, professores e gestores, a fim de compreender suas necessidades e adaptar as soluções ofertadas.
Uma boa estratégia de comunicação permite diagnosticar os desafios pedagógicos enfrentados pelas escolas e, a partir daí, traduzir soluções técnicas em benefícios práticos e acessíveis para quem está no dia a dia escolar.
Algumas estratégias que auxiliam nesse fim envolvem a promoção de treinamentos, webinars e conteúdos educativos que fortaleçam a relação entre a editora e a escola. Além disso, manter transparência e confiança é essencial em cada etapa para a adoção de novas metodologias e tecnologias.
A comunicação eficaz aproxima a empresa do dia a dia escolar, garantindo que a proposta pedagógica não apenas chegue ao destino certo, mas seja acolhida com clareza e propósito.
Marketing educacional: posicionando soluções com propósito
Ao lado da comunicação, o marketing educacional se torna o motor que posiciona essas soluções no mercado de forma estratégica. O foco não está apenas em vender mais, mas, sim, em construir parcerias duradouras com as escolas, por meio de conteúdos relevantes e ações que eduquem o mercado. Nesse panorama, é necessário mapear os públicos de interesse, como gestores, professores e secretários de educação, para depois criar comunicações direcionadas a cada público.
O inbound marketing com foco pedagógico, oferecendo e-books, artigos e vídeos que resolvem dúvidas comuns da sala de aula, é fundamental, bem como trazer cases, que mostrem como escolas semelhantes superaram desafios usando os materiais ou sistemas de ensino oferecidos.
O depoimento de alunos, pais e professores é bastante útil para demonstrar, na prática, as vantagens do produto educacional, já que confere mais autenticidade à mensagem e às campanhas de marketing.
Marketing: o complemento fundamental para soluções educacionais
No mercado atual, empresas do segmento editorial que atuam com soluções educacionais precisam compreender que, hoje, o conteúdo é só parte da equação. Para mostrar valor e qualidade dos materiais didáticos e sistemas educacionais como um todo, é necessário comunicar bem, com propósito, as vantagens ao público-alvo, traduzindo em casos reais a proposta.
Como visto na Bett Brasil 2025, investir em comunicação e marketing não é uma ação paralela ao negócio, é uma estratégia central para conectar boas ideias aos desafios reais das escolas. Nesse mercado, a DreamOne, agência com mais de 20 anos de atuação fornecendo soluções de marketing integrado para dezenas de empresas, tem vasta experiência, otimizando a comunicação, a jornada de compra e as conversões de empresas como Editora do Brasil, Rede Santa Catarina e Editora Melhoramentos.
Quer saber como podemos revolucionar o marketing da sua empresa do segmento educacional? Entre em contato e marque uma conversa!