Marketing na educação: como os colégios podem atrair mais estudantes a partir da comunicação

Em uma era de mudanças rápidas, com as novas gerações cada vez mais conectadas, exigentes e seletivas, o mercado de colégios precisa se adaptar rapidamente para manter seu quadro de estudantes e, mais do que isso, captar novos alunos. Nesse contexto, colégios que buscam crescer e se manter relevantes no mercado precisam investir com frequência e constância em marketing estratégico. 

Estivemos na Bett Brasil 2025, maior evento de inovação e tecnologia para educação da América Latina, para descobrir as principais novidades e tendências do setor para este ano. Confira um pouco das nossas impressões.

Marketing para colégios: respostas aos novos desafios

O cenário atual impõe aos colégios uma concorrência mais acirrada. Para quem está há mais tempo no mercado, além de competir com concorrentes tradicionais, rapidamente surgem alternativas, como ensino à distância, redes de ensino, colégios bilíngues e internacionalizados e colégios de pequeno porte, que conquistam espaço na Educação Infantil. Paralelamente, as famílias buscam muito mais do que boa infraestrutura e corpo docente: elas valorizam propostas pedagógicas inovadoras, formação socioemocional, projetos extracurriculares e valores institucionais alinhados ao mundo contemporâneo.

Nesse cenário, o grande desafio para muitas instituições é a transformação da comunicação. Hoje, a atenção dos pais e alunos é disputada por uma infinidade de conteúdos nas redes sociais, aplicativos e plataformas digitais. Apenas quem souber se posicionar de forma relevante e autêntica conseguirá se destacar. Além disso, saber levar a comunicação do digital para o mundo físico é fundamental. Mostrando presença em eventos e locais de convívio diário dos pais e responsáveis, o colégio transmite seu envolvimento com a comunidade, agregando autenticidade, solidez e confiança à marca.

Uma estratégia de marketing bem planejada é capaz de posicionar o colégio de maneira diferenciada e atrair o público ideal. Algumas estratégias necessárias envolvem, primeiramente, construir e gerir a marca. Uma identidade clara e consistente vai além de um logo bonito e reconhecido: é sobre definir propósito, missão, valores e a experiência que a instituição quer oferecer. Uma marca forte gera reconhecimento e cria vínculos emocionais.

Além da campanha de matrículas: como comunicar?

Hoje, as campanhas de matrícula não devem se limitar a atrair alunos. Antes de tudo, é necessário educar e inspirar. Criar conteúdos que demonstrem a metodologia de ensino, destaquem projetos diferenciados, mostrem a rotina escolar e compartilhem conquistas de alunos é fundamental. Tal estratégia gera autenticidade para o discurso, que deve seguir uma linha constante durante o ano.

A presença digital deve ser completa, o que hoje envolve um site com SEO otimizado, um bom posicionamento nas buscas (compra de palavras-chave via Google Ads), conta atualizada e informativa no Google Meu Negócio, redes sociais estruturadas, campanhas de dark posts perenes, remarketing e réguas de CRM operantes. Isso garante um fluxo de branding, atração e consideração no meio digital.

No entanto, nada disso garante mais matrículas. O primeiro contato dos pais, mães, responsáveis ou do próprio aluno com a escola define muito da percepção que terão da instituição, seja online ou presencialmente. Treinar a equipe de atendimento, investir em processos de captação humanizados e proporcionar uma experiência fluida na jornada de matrícula, facilitando o atendimento via WhatsApp, são diferenciais que podem converter interesse em matrículas.

Depois da matrícula: como manter a comunicação?

O marketing não deve terminar com a matrícula. É importante manter um relacionamento próximo com pais, responsáveis e estudantes, garantindo a continuidade do estudante durante a jornada escolar e da permanente percepção de valor por parte das famílias. Campanhas de endomarketing, eventos presenciais ou online, que abracem também a comunidade local – dentro dela possíveis prospects –, e programas de indicação de novos alunos são ótimas estratégias.

Na Bett Brasil 2025, pudemos perceber que colégios que desejam crescer em um mercado tão desafiador precisam investir não apenas em marketing, mas em propósito, em inovação e em construção de reputação para o longo prazo. Na DreamOne, contamos com mais de 20 anos de experiência transformando a comunicação de empresas de diversos setores. Na educação, atendemos clientes como Editora do Brasil, Rede Santa Catarina e Editora Melhoramentos, transformando diferenciais tangíveis em histórias que encantam, conectam e fidelizam.

Quer descobrir o que a DreamOne pode fazer pelo seu colégio? Entre em contato e vamos conversar!

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