A construção civil é um dos setores mais tradicionais da economia, mas também é um dos que mais têm se transformado com o avanço da tecnologia. Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, as empresas que investem em inovação conseguem otimizar processos, melhorar a experiência do cliente e se destacar da concorrência. O ponto-chave para essa revolução digital é a jornada de compra, desde a prospecção até a aquisição e o pós-venda.
Na Agência DreamOne, temos mais de 15 anos de experiência atendendo clientes do setor e já auxiliamos diversas empresas a revolucionarem suas jornadas de compra, otimizando processos e alavancando vendas. Nós estivemos na FEICON 2025, um dos maiores eventos de construção da América Latina, para trazer as últimas novidades e tendências da construção civil. Confira um pouco do que pudemos perceber no evento.
Jornada de compra: como as novas tecnologias podem auxiliar no processo
A jornada de compra é o caminho percorrido por um cliente desde o momento em que ele identifica um problema ou necessidade, passa pela busca por soluções e, finalmente, toma a decisão de compra. No setor da construção civil, essa jornada pode ser complexa e envolver diversas etapas, tanto para clientes diretos, com especificações técnicas, análise de fornecedores, negociação de prazos e preços, quanto para consumidores finais, com atração em redes sociais e mecanismos de busca, remarketing e funil de marketplace.
A adoção de soluções tecnológicas na jornada de compra traz diversos benefícios para empresas da construção civil. Hoje, a maioria dos consumidores começa sua jornada pesquisando no Google, em marketplaces ou redes sociais. Ter presença digital forte é fundamental para ser encontrado e gerar interesse.
Algumas ferramentas que ajudam nesse processo são:
- SEO e SEM: fazem com que os produtos apareçam nas buscas do Google, tanto de forma orgânica quanto paga.
- Redes sociais: publicar conteúdo de inspiração e com dicas de uso em Instagram, TikTok e Pinterest aumenta a atração e a fidelização do consumidor.
- Blogs e vídeos-tutoriais: utilizar blog próprio para educar o consumidor também auxilia no posicionamento do site nos mecanismos de busca (SEO). A mesma lógica se aplica a vídeos-tutoriais do YouTube, que deve ter descrições, títulos e palavras-chaves que posicionem o conteúdo nos resultados de busca dos consumidores finais.
Experiência de navegação e comparação é fundamental
Os consumidores querem comparar preços, entender especificações e ver como os produtos ficam aplicados. Sites e aplicativos com estruturas práticas fazem toda a diferença.
Algumas ferramentas podem auxiliar nessa etapa, como um e-commerce com boa usabilidade e imagens de alta qualidade, simuladores de ambiente, para que o cliente visualize como o produto ficará em sua casa, e chatbots e atendimento via WhatsApp, o que possibilita tirar dúvidas rapidamente.
A compra deve ser facilitada e incentivada
O processo de compra precisa ser simples, seguro e acessível. Desde formas de pagamento até entregas programadas, tudo deve ser pensado na conveniência do consumidor.
Oferecer a maior gama de formas de pagamento é o ideal, com parcelamento no cartão de crédito, Pix, boleto e carteira digital. A integração com apps de logística e rastreamento oferece mais segurança ao consumidor final, já que este consegue acompanhar em tempo real o status da entrega. Enquanto isso, programas de fidelidade e cashback incentivam a fidelização e novas compras.
Não se esqueça do pós-venda e do suporte
O relacionamento com o consumidor final não termina com a venda. Um bom pós-venda fideliza o cliente e gera recomendações no boca a boca e no meio digital. Plataformas de CRM para acompanhar o histórico de compras e enviar ofertas personalizadas também podem ser utilizadas, bem como a automação de e-mails e mensagens com dicas de uso, manuais e sugestões complementares.
Além disso, incentive seus consumidores a fazerem avaliações dos produtos online, pois aumentam a confiança e ajudam outros consumidores na tomada de decisão.
Na FEICON 2025, pudemos verificar que investir em tecnologia na jornada de compra deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade para empresas da construção civil que desejam crescer de forma sustentável. A digitalização não só melhora a experiência do cliente, como também reduz custos, aumenta a eficiência e promove uma gestão mais estratégica.
O futuro da construção civil está cada vez mais conectado, e quem souber usar a tecnologia a seu favor certamente sai na frente da concorrência. Vamos marcar uma conversa? Entre em contato e descubra como a DreamOne pode alavancar os seus negócios.