Jornada de compra na construção: a importância de monitorar e direcionar clientes durante todo o processo de aquisição de produtos

A construção civil é um dos setores mais tradicionais da economia, mas também é um dos que mais têm se transformado com o avanço da tecnologia. Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, as empresas que investem em inovação conseguem otimizar processos, melhorar a experiência do cliente e se destacar da concorrência. O ponto-chave para essa revolução digital é a jornada de compra, desde a prospecção até a aquisição e o pós-venda.

Na Agência DreamOne, temos mais de 15 anos de experiência atendendo clientes do setor e já auxiliamos diversas empresas a revolucionarem suas jornadas de compra, otimizando processos e alavancando vendas. Nós estivemos na FEICON 2025, um dos maiores eventos de construção da América Latina, para trazer as últimas novidades e tendências da construção civil. Confira um pouco do que pudemos perceber no evento.

Jornada de compra: como as novas tecnologias podem auxiliar no processo

A jornada de compra é o caminho percorrido por um cliente desde o momento em que ele identifica um problema ou necessidade, passa pela busca por soluções e, finalmente, toma a decisão de compra. No setor da construção civil, essa jornada pode ser complexa e envolver diversas etapas, tanto para clientes diretos, com especificações técnicas, análise de fornecedores, negociação de prazos e preços, quanto para consumidores finais, com atração em redes sociais e mecanismos de busca, remarketing e funil de marketplace.

A adoção de soluções tecnológicas na jornada de compra traz diversos benefícios para empresas da construção civil. Hoje, a maioria dos consumidores começa sua jornada pesquisando no Google, em marketplaces ou redes sociais. Ter presença digital forte é fundamental para ser encontrado e gerar interesse.

Algumas ferramentas que ajudam nesse processo são:

  • SEO e SEM: fazem com que os produtos apareçam nas buscas do Google, tanto de forma orgânica quanto paga.
  • Redes sociais: publicar conteúdo de inspiração e com dicas de uso em Instagram, TikTok e Pinterest aumenta a atração e a fidelização do consumidor.
  • Blogs e vídeos-tutoriais: utilizar blog próprio para educar o consumidor também auxilia no posicionamento do site nos mecanismos de busca (SEO). A mesma lógica se aplica a vídeos-tutoriais do YouTube, que deve ter descrições, títulos e palavras-chaves que posicionem o conteúdo nos resultados de busca dos consumidores finais.

Experiência de navegação e comparação é fundamental

Os consumidores querem comparar preços, entender especificações e ver como os produtos ficam aplicados. Sites e aplicativos com estruturas práticas fazem toda a diferença.

Algumas ferramentas podem auxiliar nessa etapa, como um e-commerce com boa usabilidade e imagens de alta qualidade, simuladores de ambiente, para que o cliente visualize como o produto ficará em sua casa, e chatbots e atendimento via WhatsApp, o que possibilita tirar dúvidas rapidamente.

A compra deve ser facilitada e incentivada

O processo de compra precisa ser simples, seguro e acessível. Desde formas de pagamento até entregas programadas, tudo deve ser pensado na conveniência do consumidor.

Oferecer a maior gama de formas de pagamento é o ideal, com parcelamento no cartão de crédito, Pix, boleto e carteira digital. A integração com apps de logística e rastreamento oferece mais segurança ao consumidor final, já que este consegue acompanhar em tempo real o status da entrega. Enquanto isso, programas de fidelidade e cashback incentivam a fidelização e novas compras.

Não se esqueça do pós-venda e do suporte

O relacionamento com o consumidor final não termina com a venda. Um bom pós-venda fideliza o cliente e gera recomendações no boca a boca e no meio digital. Plataformas de CRM para acompanhar o histórico de compras e enviar ofertas personalizadas também podem ser utilizadas, bem como a automação de e-mails e mensagens com dicas de uso, manuais e sugestões complementares.

Além disso, incentive seus consumidores a fazerem avaliações dos produtos online, pois aumentam a confiança e ajudam outros consumidores na tomada de decisão.

Na FEICON 2025, pudemos verificar que investir em tecnologia na jornada de compra deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade para empresas da construção civil que desejam crescer de forma sustentável. A digitalização não só melhora a experiência do cliente, como também reduz custos, aumenta a eficiência e promove uma gestão mais estratégica.

O futuro da construção civil está cada vez mais conectado, e quem souber usar a tecnologia a seu favor certamente sai na frente da concorrência. Vamos marcar uma conversa? Entre em contato e descubra como a DreamOne pode alavancar os seus negócios.

Compartilhe:

você também pode gostar

Marcas devem apostar em confiança no Facebook

Como gerar encantamento através da experiência do cliente

Por que sua empresa deve investir em Aplicativos Mobile?

Entenda como os vídeos irão afetar as mídias sociais em 2018

Web Summit 2019: confira os destaques do primeiro dia de evento

A difícil arte do desapego

R. Pequetita, 145 – 1º Andar
Conj. 11/13 – Vila Olímpia
04552-060 – São Paulo/SP
Tel: +55.11.3045.0228