Storytelling Vs. Storydoing: faça o que faço e não o que conto!
O conceito de atenção mudou. Hoje, o consumidor busca por conteúdos cada vez mais objetivos, concisos e autênticos. Neste contexto, o storytelling é uma técnica de comunicação bem aplicada pelas empresas, por se basear na arte do contar uma boa história que atraia e venda a sua marca, sem parecer que está fazendo exatamente isso.
O segredo do storytelling está na questão da aproximação e do vínculo criado entre o receptor da mensagem e os personagens das respectivas histórias, por meio da divulgação de conteúdos envolventes e relevantes.
Para se ter sucesso na aplicação da técnica do storytelling é preciso ter:
• Coerência e consistência na produção do conteúdo proposto;
• Construir permanentemente e se atualizar sempre;
• Despertar o interesse e gerar engajamento do público com esses conteúdos.
A arte de contar histórias nos acompanha desde os primórdios. Exerce um papel fundamental na formação do indivíduo e no desenvolvimento de sua criatividade, senso crítico e na tomada de decisões. O storytelling apropria-se perfeitamente deste conceito permitindo que a mensagem seja transmitida de modo transacional, ou seja por meio da troca de ideias interpessoais e fazendo uso do mindset alheio.
Mas afinal, onde essas histórias vivem?
Como dissemos anteriormente, a autenticidade é um dos quesitos mais procurados pelo consumidor ao aderir a um conteúdo específico. Portanto, mais do que construir boas histórias, é preciso vivenciá-las. Isso torna o storydoing um item essencial à elaboração e à execução de qualquer campanha publicitária.
De nada adianta produzir ações premiadas, se a realidade da empresa é bem diferente. O conceito criativo pode e deve estar relacionado aos valores da marca, e estes valores devem ser repassados de modo transparente. Credibilidade e originalidade fazem, sim, a diferença.
E quando trabalhados juntos, o storytelling e o storydoing se complementam e garantem o resultado pretendido. Afinal, mais do falar é preciso fazer e, principalmente exemplificar!
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