A evolução do marketing e da comunicação no mercado da construção: o olhar da DreamOne sobre a FEICON 2025

O setor da construção civil tem passado por uma transformação significativa nos últimos anos, impulsionado por novas tecnologias, mudanças no comportamento do consumidor e pela crescente digitalização dos negócios. Estive na FEICON 2025, um dos maiores eventos do setor, para conferir de perto essa evolução e analisar um pouco das tendências e estratégias de marketing e comunicação das empresas de construção. Agora, trago um pouco da minha visão e o olhar da DreamOne.

O novo perfil do consumidor e a necessidade de adaptação

Com um público cada vez mais conectado e exigente, as marcas do setor da construção têm investido fortemente em experiência digital, personalização e interatividade. A jornada do cliente agora passa por múltiplos canais, desde redes sociais e marketplaces especializados até visitas virtuais e realidade aumentada. Se antes o setor era movido pela comunicação exclusivamente via catálogos, revistas, feiras presenciais e força de venda direta, agora, as novas formas de atração e engajamento do público passam pela tecnologia, com vídeos imersivos, webinars, marketing de influência, mídia programática, CRM e uma jornada digital completa, da atração à conversão.

Interação entre o digital e o físico

As estratégias integradas são fundamentais para que as empresas de construção criem as pontes que ligam a atração e o interesse digital à conversão de compra, que muitas vezes acontece no meio físico. Criar experiências envolventes, que direcionem o cliente e mantenham a atenção e o interesse em alta durante toda a jornada é o caminho utilizado pelas empresas líderes de seus mercados. Entre as principais tendências observadas, destacam-se:

  • Marketing de conteúdo e conteúdo educacional: empresas cada vez mais investem na criação de conteúdos educacionais, que transitam entre a indicação e a utilização adequada dos produtos e serviços comercializados. Blogs, vídeos e marketing de influência auxiliam nessa estratégia.
  • Influência digital: crescente participação de influenciadores e profissionais do setor na divulgação de materiais e soluções inovadoras.
  • Experiências interativas: o uso de simuladores de ambientes e realidade virtual para demonstrações de produtos e projetos em tempo real pode auxiliar na decisão de compra, uma vez que o cliente consegue visualizar os produtos aplicados em seus próprios ambientes de maneira personalizada.
  • Sustentabilidade e propósito: a comunicação voltada aos pilares do ESG é cada vez mais procurada por clientes e consumidores finais. Mostrar o compromisso com a sustentabilidade e a inovação passa do campo de diferencial para uma obrigatoriedade no portfólio das empresas.
  • Inteligência artificial e dados: o uso de IA para prever demandas e de sistemas integrados e atualizados para personalizar ofertas, otimizar campanhas e acompanhar o usuário em toda a jornada de compra, do digital ao físico. As ferramentas desse cardápio incluem ominicanalidade, personalização da experiência do cliente e o uso de tecnologias como “click and collect” e “ship from store”.

O futuro da comunicação no setor

A tendência é que a digitalização continue acelerando no mercado da construção civil, tornando-se essencial para qualquer empresa que queira se manter competitiva. A personalização da comunicação e a transparência nas relações com os clientes e consumidores finais serão fatores-chaves para o sucesso das marcas.

Na FEICON, pude perceber a importância da inovação e da adaptação, mostrando que as empresas que apostam em novas estratégias de marketing e comunicação não só se destacam, mas também conquistam mais clientes fiéis e reconhecimento no mercado.

O futuro da construção está muito além das obras físicas, abraçando também a forma com que as marcas constroem conexões e experiências memoráveis para seus clientes. Na DreamOne, contamos com 15 anos de experiência liderando a comunicação de grandes players da construção civil. Você e sua empresa já estão preparados para essa revolução? Entre em contato e vamos conversar!

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