Crie, planeje e administre com o Design Thinking
Muito se fala sobre o design thinking, mas como este processo cognitivo pode realmente otimizar o desenvolvimento do seu negócio? Vamos começar falando um pouco sobre do que se trata esta técnica utilizada há anos por designers em todo o mundo.
O que é Design Thinking?
Podemos dizer que o design thinking corresponde a um método de criação, entendimento e melhoria de um projeto específico. Um processo que envolve desde o pensamento criativo ao crítico, passando por etapas como a organização, o aprimoramento e a administração de uma ideia, produto ou tarefa.
E como funciona?
A metodologia do design thinking é dividida e aplicada em fases ou etapas distintas, com a finalidade alcançar os resultados estipulados no planejamento. São elas:
Compreensão
Entendimento das necessidades do público-alvo, seja este consumidor, colaborador, etc.
Definição
Apontamento do problema a ser resolvido e indicado em pesquisas.
Ideação
Conhecida como a fase do brainstorm, consiste na criação e no aperfeiçoamento das ideias levantadas pela equipe.
Prototipagem
Fase geralmente aplicada a criação do produto e, representa a elaboração do desenho, protótipo ou maquete do projeto.
Aplicação
Desenvolvimento, prática e testes das ações previamente definidas.
Por que aplicar o design thinking nas empresas?
Sabemos que a inovação contempla um processo complexo e não linear e, para transformarmos esse procedimento em prática, é preciso seguir alguns passos importantes na construção de um projeto de sucesso. Neste contexto, o design thinking se apresenta como uma solução eficiente ao tratar o relacionamento entre as empresas, seus clientes e colaboradores, seja qual for o ramo de negócio. Além de favorecer a imersão do criador com o objeto e promover a observação sob diversas perspectivas. É a inovação na prática!
Quer saber mais sobre a aplicação do design thinking e exemplos de como usá-lo? Conheça os cases de sucesso da agência DreamOne: www.DreamOne.com.br